Auto-Confiança (Capítulo 1)

Olá leitoras!

A partir desta semana, o blog Diário de Moda traz exclusivamente uma série de textos baseados no livro "The Little Black Book of Style", escrito pela editora de moda da Elle americana, Nina Garcia (@ninagarcia). Os episódios serão postados toda segunda-feira. Junto com os textos do livro estarão textos de blogs, frases de famosos e opiniões minhas. Estão prontos?

Capítulo 1: Seja sua própria musa!

Nada faz uma mulher mais bonita do que a crença de que ela é bonita - Sophia Loren

Quando uma mulher chega em um restaurante, eu até posso olhar por um momento, mas logo retorno a olhar para o cardápio de sobremesas. Vamos ser honestos: beleza não é tão interessante! Mas quando uma mulher cheia de auto-confiança chega em um lugar, é fascinante. Ela não é aquela que usa um vestido preto básico. Ela é aquela que usa uma blusinha interessante e uma saia vintage, e eu imediatamente quero saber onde ela comprou a roupa dela. E ela pode não ser a mulher mais linda que eu já vi, mas ela tem um jeito que intriga. Confiança é cativante, é poderosa, e não desaparece - e isso é imensamente mais interessante que beleza.

O primeiro e mais importante passo para o desenvolvimento de estilo é projetar este tipo de auto-contiança. O tipo que conta aos outros que você se respeita, se ama e se veste para si mesma, não para os outros. Você é sua própria musa. Estilo vem quando você sabe quem você é e quem você quer ser no mundo; não quando você quer ser outra pessoa. Ou quando você quer ser mais alta, mais baixa, mais magra, mais bonita. As mulheres mais cheias de estilo
não foram as que tinham mais beleza, mas elas se projetaram no mundo com uma enorme auto-estima. Elas nos fizeram pensar que são lindas simplesmente por acreditarem em si mesmas!

A sua auto-imagem é muito importante porque se isso está bom, você pode fazer qualquer coisa, ou praticamente tudo - Sir John Gielgud

"Ser sexy é ser natural, é simplesmente ser você. Por natureza nós seres humanos temos atração por pessoas seguras, determinadas, convictas do que querem e principalmente do que fazem . Uma pessoa se torna sexy naquele momento que você começa a achá-la linda pelas atitudes.

(...) Antes de ser sexy, você tem que se achar sexy. Estar bem consigo, colocar uma roupa que você goste, sair para caminhar e sentir-se sexy assim, naturalmente. Nós homens gostamos de ver uma mulher segura de si e conseguimos ver pelo seu caminhar, pela sua postura, seu sorriso e seu olhar se você é assim ou não. Um princípio básico se uma pessoa sexy é fazer o que lhe agrada e não fazer algo porque você acha que os outros vão gostar. Faça o que você quiser, a vida é sua, simples assim! Por isso que acredito que a palavra sexy esteja extremamente aliada a palavra autenticidade. Ser sexy é uma questão de atitude e não de beleza." Texto retirado do blog Entenda os Homens. Opinião masculina é sempre bem vinda!

Esse assunto sempre foi um grande mistério para mim até um mês atrás, aproximadamente. Crescendo com baixa auto-estima nunca foi fácil. Não somente para mim, mas para a maior parte da população feminina. Passamos anos de nossa vida ouvindo sobre padrões de beleza impostos pela mídia e, consequentemente, pela sociedade. Ouvimos sobre nossas imperfeições e somos obrigados a mudar elas (ou escondê-las). Até que, após um processo de desenvolvimento da auto-confiança, eu olhei para o espelho e me achei linda! Meu cabelo estava lindo, minha pele, meu corpo. Sim, consegui fazer as pazes até com o meu corpo! Pensei que talvez fosse somente por um dia e que no dia seguinte essa sensação ia desaparecer. E não desapareceu. Continuou lá ao me olhar no espelho no dia seguinte. Posso não atender ao padrões de beleza: não sou alta, não sou magra e nem ter a beleza de uma modelo. Mas sou linda do jeito que eu sou, com todas as minhas imperfeições. As vezes, caio na tentação de me achar feia, mas isso está ficando cada vez mais raro.

Auto-confiança não pode ser confundido com "se achar", com ser metido, arrogante ou narcisista. Está ligado a seguir o conselho bíblico de "amar os outros como você ama a si mesmo". Mas se você não se ama, como poderá amar os outros? O problema não é se amar, é se amar tanto a ponto de esquecer que existem outras pessoas. Isso sim é puro narcisismo.

Você é uma diva, então comece a se tratar como tal. Faça as unhas e o cabelo, tome longos banhos, passe um bom perfume. Faça o que tiver que fazer para se sentir maravilhosa! Você tem que se mimar, porque ninguém mais fará isso por você. Comece a se adorar. Se ame de dentro pra fora, e devagarinho você se acostumará com o pedestal. E o que você veste no pedestal importa. Te prometo, um vestido lindo ou uma saia maravilhosa vão te fazer sentir muito melhor, e as outras pessoas verão isso também.

Beijinhos e até a próxima!

1 fashionistas comentaram:

  1. Oie flor adorei o blog!
    Seguindo aqui segue tbm.
    Beijoos
    http://jeicinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir