Existe posição certa ou errada na hora de dormir?



Sim, existe! Portanto, fique atento e saiba quais as posições erradas e aprenda como evitar problemas na coluna e consequentemente as terríveis dores nas costas, na cabeça e o torcicolo. Segundo o quiropraxista e autor do livro, “O Segredo da Coluna Saudável”, Jason Gilbert, a posição está correta quando a coluna vertebral se mantém reta. Prestar atenção na altura do travesseiro é fundamental para evitar que ela fique “curvada”.

Jason não indica travesseiros altos ou baixo demais. O ideal é aquele que mantém a curvatura do pescoço quando você esta de barriga para cima e te de suporte quando deitado de lado.Para não errar ao comprar seu travesseiro, escolha aquele que tem aproximadamente 4 dedos de altura. O colchão também não deve ser muito rígido ou macio demais. Os colchões de mola não são tão vilões como se imaginava há alguns anos e o quiropraxista afirma, que o melhor é optar por colchões confortáveis, mas que mantenham a coluna sempre reta.

Abaixo as piores e melhores posições posturais para dormir e dicas para quem não consegue “pegar no sono” na posição correta. Confira!

DORMIR DE BRUÇOS:

Sem dúvida essa é a pior posição para dormir, pois força a região lombar e a região cervical. O pescoço fica totalmente tracionado e rotacionado, isso causa um desgaste e uma tensão grande nos nervos e músculos da região. Sabe o que isso pode causar entre outras coisas? Torcicolo, dor de cabeça, insônia, rigidez matinal e a longo prazo redução na amplitude do movimento do pescoço.
Para evitar que as pernas fiquem em posição incorreta uma dica é amarrar os tornozelos. Dessa forma a pessoa não consegue dormir com a face voltada para o colchão. Para quem não consegue de jeito nenhum dormir em outra posição, para amenizar o problema, Jason aconselha a pessoa a não utilizar travesseiro, pois ele pode agravar ainda mais a situação.

DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA:
Parece uma posição inofensiva, mas cuidado. Essa posição pode forçar a coluna caso as pernas não permaneçam na posição certa. Dormir com as pernas totalmente esticadas causa uma sobrecarga na região lombar, o conselho aqui é colocar um travesseiro baixo, atrás do joelho a fim de amenizar a tensão na musculatura da coluna lombar.

DORMIR DE LADO:
Desde que as pernas permaneçam alinhadas, e que se faça uso de um travesseiro entre os joelhos para reduzir a carga nos quadris e coluna lombar, essa é a posição que menos prejudica a coluna. Os braços também precisam ficar na posição certa para não causar pressão na região cervical. A dica aqui é abraçar um travesseiro para acomodar melhor as mãos. O ideal é que eles não fiquem dobrados embaixo do travesseiro.

DORMIR ESPARRAMADO
É sem dúvida a forma mais confortável, mas uma das mais prejudiciais. Se esparramar na cama dá uma sensação de bem-estar, mas a coluna com certeza irá reclamar no dia seguinte. A coluna fica torta e há uma sobrecarga na região lombar. O ciático com certeza dará sinais.

Fiquem atentas meninas e evitem problemas futuros. 

1 fashionistas comentaram:

  1. Eu durmo super errado, de barriga para baixo :/
    Mas pelo menos eu já não gosto de usar o travesseiro.
    Vou tentar me corrigir e dormir melhor, já tenho dores nas costas.

    BLOG | FANPAGE

    ResponderExcluir