Como não errar no traje corporativo em dias quentes


Em meio ao clima tropical brasileiro e o aumento das temperaturas, a vontade de vestir a peça mais fresquinha do guarda-roupa para não derreter no ambiente de trabalho é comum. No entanto, os dias de intenso calor não podem servir de desculpa para deslizar no figurino corporativo. Isso porque, diferentemente do que muitos imaginam, é possível aliar conforto e elegância sem precisar sofrer e nem colocar a mão no bolso.
Entre as maiores preocupações de quem precisa trabalhar com roupas formais em regiões muito quentes do País está o desafio de transmitir uma imagem profissional, mas também agradável, tanto para quem está vestido quanto para quem vê. Por isso, antes de resolver o dilema “com que roupa eu vou?”, confira, a seguir, algumas dicas importantes para a escolha do traje corporativo durante o verão.
Misturar trajes casuais
Em plena estação, se houver a possibilidade, a dica é apostar em novos estilos de roupas. Dependendo do ambiente de trabalho é possível misturar peças formais com outras mais casuais, como a blusa de alcinha para as mulheres e blusa de algodão para os homens. “O mais importante é ficar atento às combinações para estar elegante para uma reunião de última hora e à vontade para o convite inesperado de um happy hour”, explica Manu Carvalho, Stylist e Consultora de moda. 
No entanto, se o ambiente corporativo for sério e não permitir um look mais descontraído, as mulheres podem usar vestidos de cintura marcada, com no máximo quatro dedos acima do joelho, que, além de fresquinhos, também são bem femininos. Já os homens, devem investir numa camisa com manga comprida que não esquente tanto e em blazers. 
Calças e calçados adequados

Também é fundamental ficar atento ao modelo de calça a ser escolhido, assim como ao sapato. No caso das mulheres que optarem pelas blusas de alça, a melhor combinação da peça é com calça de alfaiataria e nós pés, de preferência, salto alto. Para os homens, a combinação com uma calça mais casual também é uma boa pedida. Contudo, a composição só ficará completa com a escolha de pares de mocassins ou docksides que proporcionam um visual moderninho e elegante.

Outra dica importante é respeitar as limitações do corpo e procurar destacar as regiões mais bonitas da silhueta. “Mulheres que estão acima do peso, por exemplo, podem optar por modelos de blusas mais soltinhas e sem babados. Já a transparência pode ser usada se for sobreposta a uma regatinha”, indica Manu. Blusas de listras também devem ser evitadas, pois dão a impressão que as medidas de quem está em guerra com a balança são maiores.

O mito da calça jeans
Símbolo de rebeldia na década de 50, a calça jeans se tornou item coringa no closet. No entanto, para usá-la de forma adequada no ambiente corporativo, é importante lembrar que ela deve ser lisa e de um modelo mais sequinho (nem muito justa e nem cheia de volume), para não chamar muita atenção. “No dia a dia, a calça jeans pode vir acompanhada de blusa de botões, pois garante visual chique e casual”, destaca Manu.  

Fonte: Terra


0 fashionistas comentaram:

Postar um comentário