Dicas para combater o consumismo


Meninas vamos falar hoje de um assunto que super interessa a todas nós: Consumismo. Você se considera uma pessoa consumista? Daquela que quer e compra tudo o que vê pela frente? Ou faz mais o estilo "controlada" que só compra o que realmente acha necessário? Eu confesso que sou uma consumista em tratamento (se é que isso existe). Tenho tentado controlar minha compulsão, afinal, é impossível todo dia alguém estar precisando de uma roupa ou um par de sapatos. Lembram da sapatilha da Colcci que eu comprei? Até hoje ainda não usei, tá lá guardadinha junto com a minha coleção de sapatilhas - que eu acredito ter umas 15 ou mais. E as bolsas então, hoje tenho mais de 25. Abaixo uma foto que tirei a uns meses atrás, mais depois disso a coleção já está em quase 30 bolsas (só de niver ganhei 3). 


Enfim... pela primeira vez na vida acho que não vou precisar de bolsa por um bom tempo. E na verdade, acho que estou bem abastecida de tudo, então, vou tentar fica um tempinho sem gastar com nada. Em uma pesquisa que fiz no santo "Google" encontrei dicas ótimas pra ajudar a mim que quero me livrar do consumismo e a vocês que também passam pelo mesmo dilema que eu. 

Vale lembrar que compulsiva não é só aquela pessoa que tem compulsão por roupas/sapatos não, tem aquelas que são compulsivas por maquiagem, esmaltes e muito mais. Tenho um amigo que tem compulsão por celular dá pra acreditar? Todo mês ele troca de modelo. (haja din din) 

Vamos as dicas? Depois gostaria que respondessem o questionário que elaborei, até o final do mês vou publicar o resultado dessa pesquisa aqui no blog, com ela iremos descobrir se nossas leitoras no geral são mais consumistas ou controladas. 

Atenção: 
* Faça as contas e veja quanto o seu consumismo “consome” do seu salário todos os meses. Veja o que você poderia fazer com esse dinheiro, se juntasse por um ano. Poderia fazer um curso muito importante para a sua profissão? Comprar um carro? Fazer a viagem dos seus sonhos? Ou simplesmente conseguiria se livrar de todas as suas dívidas e ter uma vida melhor? (No meu caso preciso juntar o máximo de dinheiro possivel para o meu casamento). 
*  Saia de casa sem o seu cartão de crédito, bem como todos os cartões de lojas e talão de cheques. Vai chegar um momento em que você estará “reabilitado” e já conseguirá controlar os impulsos de comprar, mesmo que estiver com o cartão de crédito na carteira. Mas, cada passo de cada vez, né? 
* Quebre seu cartão de crédito, se isso for necessário para impedí-lo de comprar. Para os casos mais graves – só você sabe se está nessa ou não – pode até ser preciso CANCELAR o cartão. Talvez você até descubra que pode viver sem ele… (Meu caso ainda não é esse, mais tenho uma amiga que quebrou os cartões de crédito dela, mais depois ficou pegando emprestado do irmão, ai não vale hein). 
* Nunca compre algo logo da primeira vez. Vá para a casa, pense, vá à outras lojas. Analise se realmente precisa daquilo. Pense quanto tempo você pode viver sem aquele bem. Qual o tempo máximo que você consegue sobreviver sem aquele produto que quer comprar? Você vai se surpreender ao perceber que é muito mais tempo que você pensava. 
- Evite ir ao shopping, ou ao local que se caracterize como o ‘paraíso’ do consumismo para você (ou o ‘inferno’ para o seu bolso). 

0 fashionistas comentaram:

Postar um comentário