A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela primeiramente serviu como transporte de passageiros de Santos a São Paulo e Jundiaí (última estação); também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, é inaugurada a Estação do Alto da Serra, que mais tarde seria denominada Paranapiacaba.
No ano de 1898, é erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha como característica principal o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina - muito comum naquela região.
Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à crescente demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera, no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.
A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a Estação do Alto da Serra passa a se denominar Estação de Paranapiacaba. A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.
Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência. No ano de 1977 a segunda estação foi desativada dando lugar à atual estação. O relógio é transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982. Em 2010 o Correio faz lançamento de selo postal ostentando o patrimônio ferroviário de de Paranapiacaba.
A antiga residência do engenheiro-chefe hoje abriga um museu sobre a Vila. Também denominado "Castelinho", situa-se entre a Vila Velha e a Vila Martin Smith, ambas na parte baixa de Paranapiacaba.Localizado no alto de uma colina, com uma vista privilegiada para toda a Vila, foi construído por volta de 1897, de onde seu morador gerenciava o tráfego de trens, o pátio de manobras, as oficinas e, também, os funcionários.Diz-se que, nesta tarefa de vigilância, o engenheiro-chefe não hesitava em demitir qualquer solteiro que estivesse, só, nas imediações das residências dos funcionários casados.Sua imponência simbolizava a liderança e a hierarquia que os ingleses impuseram ao lugar; era avistado de qualquer ponto da Vila. Hoje, encontra-se, em grande parte, encoberto pela vegetação. Se isto faz com que perca sua característica primordial, há a compensação de que o Morro do Castelo se veja novamente recoberto pela Mata Atlântica originária.No decorrer de mais de um século de uso, foram feitas várias reformas e tentativas de recuperação de seu aspecto original; as maiores reformulações foram realizadas nas décadas de 1950 e 1960.Foi restaurado pela prefeitura de Santo André em parceria com a World Monuments Watch.Para quem gosta de Cultura, visite Paranapiacaba que você vai adorar, além de ser um lugar super cultural e lindo, Paranapiacaba também tem muitas lendas fantásticas. Vale a pena conhecer! *)
Deveria falar sobre o fotografo.
ResponderExcluirDona Priscilla, rsrsrsrsrs
((((((VAN))))))