Como evitar o chulé

Ninguém gosta de falar sobre o assunto, muito menos de assumir que tem. Mas, que o mal cheiro nos pés causa constrangimento, mas se discute. Para as malhadoras de carteirinha ou quem trabalha de meia fina e sapato fechado, o incomodo é ainda maior. Veja abaixo algumas soluções para afastar esse mal.

- Lavar os pés com sabonete bactericida ameniza o problema
Assim como o odor nas axilas, o cheiro desagradável nos pés é resultante das ação da bactérias em contato com o suor. Por isso, quem transpira muito tem maior possibilidade de apresentar o problema. O chulé não tem um tratamento definitivo, mas dá para amenizar o quadro com algumas medidas preventivas. Lavar os pés com sabonete bactericida é uma delas. Também prefira vestir meias de algodão às sintéticas (quem não pode dispensar as de náilon deve usar sempre uma limpa) e alterne os sapatos fechados, deixando-os respirar por um dia. Vale lembrar ainda que tênis sem meia é chulé na certa.

- Banhos de imersão com chá preto diminuem o suor
Controlar o suor nos pés é uma das maneiras de reduzir o mal cheiro. Algumas substâncias ajudam a diminuir a sudorese de forma temporária. É o caso do formol e do bicarbonato de sódio, que podem ser usados em fórmulas manipuladas. Em casa, use o tradicional banho de imersão com chá preto. Ele contém tanino, princípio ativo que estabiliza o pH das glândulas sudoríparas. Prepare o chá normalmente, como se fosse beber, e espere esfriar. Mergulhe os pés nessa mistura por cerca de 20 minutos. Faça esse ritual de três a quatro vezes por semana.

- Pés perfumados
Há ainda a opção dos talcos e desodorantes que combatem as bactérias e controlam o suor como o Polvilho Anti-séptico Granado e o Tenys Pé Baruel. Você deve aplicá-los sempre com os pés limpos.


Para quem é como eu, que usa sapatilha TODOS os dias, tem que ter o cuidado dobrado! ;)

0 fashionistas comentaram:

Postar um comentário