Como se vestir numa entrevista de emprego

     Imagem, valores ou competência? O que vale mais no mercado de trabalho? 

     Segundo especialistas em etiqueta corporativa, o conjunto ideal reúne os três fatores de modo equilibrado. “Pessoas inteligentes não deveriam julgar o outro pela aparência. Porém, apesar de ser clichê, a frase ‘a primeira impressão é a fica’ é uma verdade”, afirma a especialista em comportamento empresarial Daniela do Lago, docente da Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com Isabella Ferreira Razaboni, consultora de recursos humanos da On the Job, o traje pode prejudicar a imagem do candidato, pois revela muito sobre o comportamento ou a personalidade dele. “Trajes inapropriados para o ambiente corporativo demonstram, no mínimo, imaturidade.”

Em uma entrevista de emprego, o foco deve estar em suas habilidades, razão pela qual se espera o uso de vestimenta adequada ao meio empresarial. Uma roupa inapropriada pode atrapalhar inclusive o seu desempenho em uma etapa presencial que envolva dinâmica de grupo. “O candidato deve ser lembrado pelas suas competências e não pela roupa”, destaca Daniela. 



Conheça a empresa
Roupa social de cores neutras continua sendo a regra. Mas é interessante conhecer a empresa, consultar o site para verificar seus valores e missão e conversar com pessoas que trabalham ou trabalharam nela. 

Empresas de cultura mais aberta, que valorizam a diversidade, estão habituadas aos diferentes estilos em seu ambiente. Organizações que trabalham para o público jovem costumam apreciar, da mesma forma, as diversas maneiras de ser e vestir. 

“A roupa deve estar atrelada ao nicho de mercado. Um candidato que busque um estágio em uma agência bancária deve optar por um traje formal. O mesmo não se pode dizer de um candidato que vá trabalhar em uma agência de publicidade ou casa noturna. O excesso de formalidade, nesse caso, pega mal”, explica a consultora Célia Leão. 

Para mulheres, recomenda-se o uso de camisa social de cor clara, calça social preta, e sapato fechado de salto baixo. Nos dias de frio, blazer ou casaco de cor discreta ajuda a compor o conjunto. Se optar por saia, cuidado com o comprimento. Deve estar quatro dedos abaixo do joelho. Lembre-se que em uma dinâmica de grupo a saia pode atrapalhar a sua performance.

DICAS: 
A cor preta e os tons pastéis são os indicados. Evite as estampas, como listras estreitas e xadrez, pois podem cansar a vista do entrevistador. Os tecidos brilhantes e transparentes e os trajes muito decotados devem ser abolidos.

Acessórios como brincos, anéis e correntes valorizam o conjunto, mais cuidado com a extravagancia, escolha sempre os mais discretos. 

Bolsas e sapatos podem ser de cores menos neutras. O tamanho da bolsa também não vai desfavorecer sua imagem. Cabelos podem ficar soltos ou presos. Recomenda-se prendê-los caso prejudiquem a visão, mas as presilhas devem ser discretas. O mesmo vale para o esmalte, que deve ser de tom claro. Cuidado para não passar uma imagem infantilizada. Batom em tom neutro, sombra clara e rímel melhoram igualmente a sua imagem.


E para completar o post que tal fazer um teste da Exame sobre comportamento na entrevista de emprego? Clique aqui e faça o teste. ;)

1 fashionistas comentaram:

  1. Oie!!

    Seu blog é muito lindo, repleto de conteúdos incriveis :)
    E já estou seguindo, é claro!

    Ficarei muito feliz se puder visitar e seguir o meu também!


    Tenha um lindo dia!
    Beijo grande.

    www.samifobia.com

    ResponderExcluir